O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (29) sua intenção de indicar novamente o advogado Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A afirmação foi feita durante uma visita à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), localizada em Laranjeiras.
Lula argumentou que a rejeição da sua indicação anterior se deu por motivos meramente políticos, ressaltando que Messias é um profissional altamente qualificado. "Ele é um dos melhores advogados do país" e não enfrenta impedimentos jurídicos que possam afetar sua atuação, declarou o presidente, enfatizando que a derrota de Messias foi uma decisão política sem justificativa técnica adequada.
Em sua fala, o presidente destacou a prerrogativa do Senado de rejeitar nomes indicados, desde que sejam seguidos critérios objetivos. "Sou eu que indico. O Senado pode derrotar alguém se ele não tiver competência jurídica. O que não pode é simplesmente derrotar por derrotar", afirmou Lula, reafirmando sua intenção de indicar Messias novamente.
Além da questão da indicação ao STF, Lula comentou sobre a importância do diálogo político com o Congresso Nacional. Ele mencionou que mantém conversas com parlamentares de diversos partidos, independentemente de suas orientações ideológicas. "Eu preciso dos amigos, dos meio-amigos e dos inimigos quando o projeto é de interesse brasileiro", acrescentou.
Durante a visita à Fafen-SE, Lula celebrou a retomada das operações da unidade, parte de um plano do governo federal para reativar o setor de fertilizantes e impulsionar os investimentos da Petrobras no estado. Essa reabertura é vista como um passo importante para o fortalecimento da indústria local.
Vale lembrar que, pela primeira vez em mais de 130 anos, o Senado rejeitou a indicação de um nome para o STF. Para que a indicação de Messias fosse aprovada, eram necessários pelo menos 41 votos entre os 81 senadores, mas a votação resultou em 42 votos contrários e 34 favoráveis.





