Novo fundo imobiliário da União é lançado pela gestão Lula

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, revelou nesta quinta-feira, 11, o lançamento de um fundo imobiliário da União, que será administrado pela Caixa Econômica Federal. O objetivo principal do fundo é utilizar imóveis públicos que não têm potencial para serem empregados em políticas públicas, promovendo, assim, a atração de investimentos.

Durante um evento realizado no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Dweck destacou o grande potencial que o fundo pode apresentar. "Vai ter um potencial enorme", afirmou a ministra, referindo-se tanto à possibilidade de venda do patrimônio da União quanto à modernização dos prédios públicos.

Inicialmente, o fundo utilizará imóveis localizados no Distrito Federal (DF). Conforme a ministra, após o início das operações, será possível considerar a inclusão de propriedades em outras regiões do Brasil. A proposta busca não apenas valorizar o patrimônio estatal, mas também otimizar a utilização dos recursos disponíveis.

Em sua fala, Esther Dweck não deixou de criticar as gestões anteriores, especialmente a do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela mencionou que administrações passadas haviam prometido a criação de um fundo que poderia reunir até R$ 1 trilhão em imóveis da União, uma ideia frequentemente citada pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes. "Esse fundo tem como objetivo valorizar o patrimônio, não vender a qualquer custo", enfatizou a ministra da Gestão e Inovação.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest