Governo de MS promove licitações para garantir abastecimento de água em aldeias indígenas

A escassez de água potável tem sido um problema crônico para os Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul. Em 16 de janeiro de 2023, a Sanesul anunciou um investimento total de R$50.766.282,00 destinado à implantação de sistemas de abastecimento de água nas aldeias. Os sistemas projetados incluirão captação de água por poços tubulares, com uma capacidade de até 150 mil litros por hora, além de tratamento com cloração, reservatórios, tanques elevados e redes de distribuição com ligações domiciliares. Os recursos foram planejados para serem distribuídos em R$24,3 milhões para a Aldeia Jaguapiru e R$26,4 milhões para a Aldeia Bororó.

Ainda durante o evento, foi mencionado que, em 2025, o Governo de MS entregou dois caminhões-pipa para atender emergencialmente as aldeias Jaguapiru e Bororó. Esses veículos, que têm capacidade para transportar 15 mil litros de água cada, foram adquiridos com um investimento de R$1,5 milhão, proveniente de uma parceria entre o governo estadual e uma emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Além disso, a perfuração de dois poços nessa mesma região exigiu um investimento de aproximadamente R$490 mil, e o governo federal também disponibilizou R$2 milhões para a perfuração de novos poços.

Entre abril e junho de 2025, foram perfurados pelo menos 18 poços, conforme um balanço do Ministério dos Povos Indígenas. Foram instaladas caixas d'água com capacidade de 30 mil litros em diversos pontos das aldeias. Contudo, em junho do ano passado, uma dessas caixas desabou na Aldeia Jaguapiru, somando-se às 19 que já haviam sido instaladas na região. Essa situação ressalta a necessidade urgente de melhorias nas condições de abastecimento de água para os Povos Indígenas da localidade.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest