Campo Grande se prepara para testes de patinetes e bicicletas elétricas compartilhadas

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) está se preparando para lançar um período experimental que visa a operação de patinetes e bicicletas elétricas compartilhadas Em Campo Grande. A expectativa é que esses testes comecem até agosto deste ano e terão duração inicial de 90 dias. Durante esse prazo, a Agetran ficará responsável pela fiscalização das operações, que poderão ser estendidas para até 180 dias, dependendo da regulamentação do uso de ciclomotores nas ciclovias da cidade.

O início dos testes está condicionado ao interesse de empresas que desejam se cadastrar para prestar o serviço. As companhias selecionadas assumirão a responsabilidade por campanhas educativas e pela divulgação das atividades, em colaboração com a Agetran. O diretor de trânsito da Agetran, Ideu Vilela, destacou que a análise das operações será inspirada em modelos de outras capitais brasileiras que já oferecem esse tipo de serviço, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Recife, Ilhéus e Vitória.

A Agetran também planeja expandir a infraestrutura cicloviária da cidade, com a previsão de mais de 135 quilômetros de ciclofaixas para viabilizar o serviço. As empresas interessadas devem apresentar um Plano Operacional à Agetran, que deve incluir informações sobre a área de atuação, quantidade de equipamentos, métodos de monitoramento e manutenção, além de um atendimento ao usuário eficaz. Essa apresentação deve ser feita conforme a publicação no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), que ocorreu na última segunda-feira (22).

Cabe à empresa contratada garantir toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do projeto, incluindo a manutenção e o recolhimento dos equipamentos, o rastreamento da frota, e a conformidade com a legislação de trânsito, mobilidade urbana e acessibilidade. A Agetran, por sua vez, terá a tarefa de fiscalizar as operações durante o período experimental e de definir as áreas apropriadas para a circulação dos patinetes e bicicletas.

O diretor presidente da Agetran, Ciro Vieira, enfatizou a importância dos testes para entender a demanda e o uso desse novo modal de transporte na cidade. Ele ressaltou que a regulamentação adequada permitirá a implementação de campanhas educativas voltadas para o trânsito, além de cursos para ciclistas e usuários desse tipo de transporte. A fase inicial dos testes só será iniciada após a adesão de uma empresa que se cadastrará para operar, e essa empresa deverá realizar uma campanha de conscientização prévia sobre segurança no trânsito nas ciclofaixas e cicloias da cidade.

Compartilhe :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest